quarta-feira, 18 de abril de 2007

Est la musique coupable?!

16 de abril de 2007. Em ataque à Virginia Tech, importante universidade tecnológica dos EUA, um rapaz - estudante da instituição - abre fogo contra duas pessoas em um dos dormitórios e após longo intervalo ataca outras 31 em uma das salas de aula do campus. A motivação do atirador ainda é desconhecida, porém nada impede as autoridades de, como no massacre de Columbine, atribuir o acontecido à influência de algum jogo de videogame, algum filme ou até à música.

Sim, música.

Mais uma vez a história se repete, e novamente os estadunidenses buscam um bode expiatório qualquer para que se ignore - ou esqueça - que a Virginia é um dos Estados americanos que mais vende armas (e com a maior facilidade). No ataque à escola de Columbine acusaram o músico Marylin Manson de estimular a violência por meio de suas músicas nada suaves; protestos e mais protestos condenavam o músico, dizendo que ele era um dos responsáveis pela índole violenta dos dois estudantes que saíram atirando pela escola. Na época Manson cancelou 3 shows por luto à tragédia, e quando questionado do que teria dito aos estudantes se pudesse falar com eles, ele declarou "Eu não teria dito nada...Eu os teria ouvido, o que ninguém fez". Ele também participou de uma coluna na revista Rolling Stone e foi um dos entrevistados no documentário "Tiros em Columbine", de Michael Moore; as acusações da mídia e dos pais inspiraram também o 5° album do músico, Holy Wood (In The Shadow Of The Valley Of Death). Pouco tempo depois, por meio de entrevistas com os colegas dos atiradores e também visitas a seus blogs, foi descoberto que eles detestavam a música de Manson, e que eram ligados mesmo em rock industrial alemão, da banda Rammstein. Surgia aí um novo bode expiatório, novas acusações, novas entrevistas, novos protestos, novas declarações e por aí vai...toda a lenga-lenga que já nos é familiar...

O Bush se disse chocado com a tragédia na Virginia Tech. Mas será q uma guerra como a do Iraque, sustentada por motivos pífios e inexistentes, com o propósito único de se apossar do petróleo alheio e mostrar pro mundo "qm manda aki nessa bagaça", e q matou milhares d pessoas a tôa naum eh motivo pra se chocar muito mais?! Me pergunto: será q Bush ouve Rammstein?! Será q a Condie é fã do Marylin Manson?! Ou será q o falecido Frank Sinatra por meio d sua musica tb incita pessoas a abrir fogo por aí?! Seria isso tudo apenas a desculpa d uma sociedade q prefere se cegar a enxergar q tem problemas sérios, e q eles naum são causados pela música?!

Pois eh, enquanto os estadunidenses não enxergarem q o buraco eh mais embaixo, estarão cada vez mais sujeitos a cair dentro dele! Over and over again...

Ainda não sabemos o que levou o atirador de Virginia Tech a matar tantas pessoas, mas fica uma pergunta: Será que a culpa é da música?!


Ao som de: Slipknot - The Blister Exists

Nenhum comentário: