domingo, 4 de novembro de 2007

Pertes et gains

Ja dizia o poeta - ou alguem por aí - que na vida a gte tem q perder pra ganhar, q enfrentamos diversas situações em que perdemos e outras tantas em que somos felizes ganhadores dos mais diversos presentes. Um deles - talvez o maior de todos - é a própria vida.

Filosofias à parte, essa semana eu posso dizer q enfrentei situações de perdas e ganhos. A morte é algo que nos assusta, mas ao msmo tempo é a única certeza que nós temos (*algo q meu pai sempre me disse*). A sensação de perda pode, na grande maioria das vezes, ser irreparável, mas quase sempre ficamos anestesiados após isso tudo, e os sentimentos de revolta, tristeza, saudade, se transformam num conforto pós-perda, numa nostalgia boa. Prefiro lembrar dos momentos bons com um sorriso, do que recordar os momentos tristes com lagrimas no rosto. É assim q eu encaro a morte...

Mas a pior d todas as sensações é saber que vc quase perdeu alguem e q naum teve a chance d c despedir antes...ou se despediu mal...ou nao enviou akela energia positiva q a pessoa estava precisando (e q isso se deve a ela naum ter te enviado a msma energia qdo era vc qm estava precisando). Eh, essa sem duvida eh a dor mais lancinante q c pode ter...e o pós-ganho faz com que nos tornemos pessoas mais amorosas. Isso me faz pensar...me leva a enxergar o qto cercamos as pessoas q amamos d palavras duras, o qto nem sempre falamos oq qremos dizer, q nem sempre nos despedimos com um "eu te amo" sincero ou com o mais profundo dos olhares...e quando a pessoa que foi tirada de nós tem uma nova chance, é abençoada com uma nova vida, é q percebemos o qto seria vazio ficarmos sem ela. E também que nós mesmos fomos abençoados com a chance de reparar nossos erros, de falar oq naum tinha sido dito e sentir/demonstrar oq estava escondido. Recebemos nós msmos uma nova chance.

E é por isso que devemos viver a vida sem medo, um dia após o outro, nos arriscando e tentando. Se deixamos o medo tomar conta da nossa vida, nós simplesmente naum vamos viver. Foi algo que alguém me disse recentemente: nada te fortalece mais do que ir contra seus medos; se vc ganha ou perde, tanto faz.

Para todos aqueles que têm feito diferença na minha vida, e que estiveram do meu lado não apenas nos bons momentos

Ao som de: Pink Floyd - Wish You Were Here

Um comentário:

Luiz Candreva disse...

Pra começar uso seu fim, a música do pink floyd já trata da própria essencia daquilo que perdas e ganhos representam, mas em principal da saudade, saudade daquilo que era ordinário rotineiro, que era simples e banal, descartavel, mas que, depois que se vai, parece impossivel de se viver sem....Aprender a sofrer com a perda naum significa perder e sentir remorsio ou dor, mas sim saudade e nostalgia, é poder estampar um sorriso na cara lembrando daquilo que não há mais, mas que eqto houve foi suficiente naum faltou, naum foi pouco, nem muito, mas marcou. Perder algo ou alguém só faz sentido qdo se quer a pessoa ou a coisa de volta, mas conseguesse rir, e não chorar, ao se lembrar. Djuba adorei.