terça-feira, 13 de março de 2007

Boa CNN...mandou MUITO bem!

A notícia:

Anúncio para atrair turistas mostra imagem de país errado e faz CNN pagar mico
Era para promover a Sérvia, mas as imagens usadas eram da Romênia. Para piorar, a trilha sonora usada era do Cazaquistão.

BELGRADO - Um comercial que pretendia promover a Sérvia como destino turístico se transformou no maior mico do país desde o primeiro dia em que a propaganda foi ao ar pela rede de TV norte-americana CNN. Além de mostrar imagens chatíssimas, onde só há morros, igrejas e reservas naturais com alguns bichos - mas onde aparentemente não vive um ser humano sequer - o anúncio ainda teve como trilha sonora uma música típica... do Cazaquistão.
É mais ou menos como mostrar o Cristo Redentor ao som da mexicana "La Cucaracha" ou da argentina "Mi Buenos Aires Querido". O Cazaquistão fica a milhares de quilômetros de distância da Sérvia. O mico incluiu ainda a exaltação de uma belíssima igreja medieval - que fica na Romênia, do outro lado do rio Danúbio, onde os dois países fazem fronteira. O nome da campanha é "Sérvia - Momentos para Lembrar", e é - ou era para ser - o primeiro grande esforço do país para mudar sua imagem diante do mundo desde o fim da guerra na Iugoslávia, em 1999. Os responsáveis pelo fiasco afirmaram que vão reeditar a peça, mostrando agora o lado alegre do país, incluindo a gastronomia e a vida noturna da capital, Belgrado. Disseram ainda que a CNN concordou em prolongar a permanência do anúncio no ar para se redimir da gafe - aquela da música do país errado.

O comentário:

Pois é, como diria minha querida professora Silvia "a mídia erra...e muito!". Erros como esse acontecem a todo momento, seja na mídia brasileira ou na internacional; ao menos a CNN teve a decência de corrigir o erro e se desculpar publicamente, já que na nossa imprensa erros mais graves que esse, publicados em páginas e mais páginas daquele papel acinzentado conhecido como papel jornal e cotado na bolsa de valores, recebem apenas uma mísera linhazinha de retratação num 'erramos' escondido entre propagandas e mais propagandas, de celulares a emagrecedores.
É o caso da Escola Base, que todo bom estudante de jornalismo conhece como a palma da mão, já ouviu falar pelo menos uma vez na vida...ou até mais. Naum me darei então o luxo de repetir, pois se têm acesso a este humilde blog, têm tbm acesso ao Google e sua infinidade d sites.
Enquanto nossos amigos da CNN sambam ao som de "Mi Buenos Aires Querido", fica aqui a esperança de uma jornalista a sonhar por uma maior decência na imprensa nacional e, pq naum?, mundial.

Sonhar é bom e naum custa nda....e é mais divertido ao som de La Cucaracha!

Os links:

Notícia --> http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL3761-6091,00.html
Vídeo com a reportagem --> http://www.youtube.com/watch?v=sCGzgYXFhoI&NR


Ao som de: Jamiroquai - Virtual Insanity

2 comentários:

Paula Miguel disse...

Oi, Djuuu! =) Te achei!
Eu li essa notícia no G1 aquele dia lá na sala e fiquei meio abismada tbm. A mídia erra, mas tem cada erro que pelo amor de Deus, né?
Acho que pior que isso, só trabalhar com o funcionarismo público...hehehe!

Beeeeijosss...vou te linkar! =**

Marina Gurgel disse...

e o que fazer?? com certeza vamos errar tambem, e espero me retratar com as devidas desculpas merecendo o mesmo destaaque. pesne por esse lado: talvez seja a pri,eira vez que o pedido de desculpas eh maior que a noticia inicial